Economia e População

De acordo com o IBGE (2013), em 2010, a população do balneário Pontal do Ipiranga era de 2.061 habitantes. Ainda de acordo com o Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística, o balneário Pontal do Ipiranga é predominantemente urbano, com taxa de urbanização de 68,2%.

Pontal do Ipiranga concentra a maior parcela da população estabelecida no litoral norte do município de Linhares. Balneário que foi implantado a poucos decênios, grande parte das habitações de Pontal do Ipiranga serve como segunda residência de morades da sede de Linhaes, o que resulta num grande aumento da população da vila em determinadas temporadas, sobretudo no verão.

Dada sua função de balneário de lazer e turismo, é grande o número de pousadas, restaurantes e comércios em geral (mercados, mercearias). Além da demanda motivada pelo turismo, as atividades de comércio e serviços são também impulsionadas por grande fluxo de trabalhadores de empresas que se dirigem para a planície costeira (exploração e a produção de petróleo e gás e demais atividades associadas).

Publicidade